domingo, 7 de outubro de 2012

O dia em que conheci o Sílvio

É sábado e meu despertador toca às 6 da manhã. Abro e fecho os olhos pensando que mereço mais 2 minutos de sono, mas o alarme insiste - o sono é para os fracos. Hoje não será um dia um dia como os outros.

Faço força para me levantar. Bom dia, amiga - ouço o sussuro e respondo com um sorriso. Que bom, não estou sozinha. Tenho que tomar um banho. A água quente me desperta e conforta. Antes das 7, estamos dentro do táxi, com um gentil senhor:
- Vamos até o Pinheiros.
- Pois não.
- E depois para o programa do Sílvio!

Breve momento de silêncio para deixar a cabeça se acostumar com que acabou de ser dito.
- Sílvio... Santos? - diz o taxista.

As gargalhadas nervosas no banco de trás confirmam. Siiiiim! Vamos ali ver o Sílvio Santos. Dá para acreditar? A corrida é curta, mas suficiente para dar alguns detalhes do encontro tão esperado.
- Boa sorte! Pegue um aviãozinho por mim! - diz ele, que no próximo domingo vai ligar a TV para nos ver.

Saimos de um carro e entramos em outro: a caravana da alegria começa a se formar! Às 7 da manhã de um sábado em SP, somos 4. Rumamos para Osasco, em ritmo de festa. O caminho e o desejo comum de conhecer o Sr. Sílvio nos aproxima. A alguns quilometros dali, outras 3 se preparam para se juntar a nós.

De baixo da placa com a sigla mágica - SBT - fotos, fotos, fotos. Risadas, gargalhadas e gritinhos. Antes das 8 da manhã, somos, oficialmente, participantes do programa do Sílvio. Aos poucos, nossas outras "colegas de trabalho" vão chegando: altas, baixas, gordas ou magras; senhoras, garotas, mocinhas ou vovós; Diadema, Osasco, São José, Vila Santa Amália. Todas com o bom humor estampado no rosto - imagino q além de pensar no Sílvio, pensam também nos R$50 que poderão levar para casa consigo. No nosso grupo -  o das diferentes do lugar - muita alegria e emoção. Às 10 da manhã, já somos 200, reunidas numa antessala.

O tempo passa, a ansiedade aumenta, um ícone da TV se revela a cada minuto. A porta do estúdio se abre - ainda não pode entrar, mas dá para espiar. A equipe fala ao microfone, repassando instruções ("não existe mulher feia. Existem mulhres que não conhecem os produtos Jequiti."; "O Roque esteve aqui? Siiim. Ele ensaiou vocês? Nããão. Mas o que ele estava fazendo aqui? Naaadaaa."). Silêncio - daqui a pouco ele vem aqui para falar com vocês.

E neste minuto, entra do Roque. Uma lenda viva, logo na minha frente. Olho para minhas amigas e todas têm um sorriso estampado no rosto - como boas tietes que são. Penso que talvez estejam se sentindo um pouco como eu - grata por poder fazer algo que nem imaginavam ser possível. Viver definitivamente  não é o mesmo que ver - mesmo que a TV insista em nos diz o contrário.

Amizades instantaneas de sala de espera, reforço de última hora na chapinha do cabelo, mensagens de celular, desejo de ver o Sílvio e de ser famosa. Às 10h30, este é meu mundo. Vamos entrar? Nem acredito. Nossas mãos se apertam e os olhares dizem como é bom ter você ao meu lado para me mostrar que não estou sonhando.

Sílvio Santos vem aí. Ohh! Com seu cabelo impecável, terno alinhado, sapatos engraxados e unhas feitas. Estou tão perto dele que ouço sua voz de verdade, sem a ajuda do microfone. "Ririririri", seus calcanhares se levantam do chão, enquanto as mãos rumam os bolsos do paletó.
- Não acredito que ele acabou de fazer isso, bem aqui na minha frente.
Ele ri e faz rir. Sua fala é mágica. Sua figura emblemática. A cinco passos de distância, estou mais hipnotizada do que nunca. Viva o Sílvio. Viva seu vigor, agilidade, genialidade  e simpatia.

As horas se passam, as brincadeiras acontecem, os prêmios são ganhos e o dinheiro distribuído. Ouço alguém da produção dizer que aquele é seu playground. Se isso for verdade, seria eu uma boneca? Bom, não me importo - ciente que este é o preço que se paga por admirá-lo.

Agora é 1 da tarde de um sábado ensolarado em Osasco e as gravações de hoje se encerram. Continuo sem acreditar nisso tudo que me aconteceu e tento imaginar quantas vezes vão me pedir para contar sobre o dia em que conheci o Sílvio.

Me conforta pensar que num domingo a noite próximo, seremos milhares à frente da TV.


 

3 comentários:

  1. Adoro o jeito como vc escreve, Mas ainda não estou entendendo nada!!!
    Como vc foi parar no SBT e ainda no programa do SILVIO SANTOS!?!?
    Explica isso minha linda Mirilim...
    Mas de qualquer forma, ADOREI!
    Beijos
    Vania

    ResponderExcluir
  2. Oh gente, que texto mais divertido. Também não entendi o real motivo da visita, mas qualquer que tenha sido, tenho certeza que valeu a pena.
    Queria ter tido esta experiência também, pena que a platéia continua 100% feminina.....
    Maurício Lino

    ResponderExcluir
  3. Fui somente por ir... Ver o Silvio de perto, rir ao vivo com as brincadeiras dele. A ideia começou a se concretizar quando outra fã, Marcelinha, se atreveu a perguntar como fazia para ir às gravações. Aos poucos, fomos recebendo respostas positivas e encontrando mais gente interessada - eu diria até "interessadíssimas" - a ir.
    bom, só sei q foi assim! :)

    Obrigada pelo apoio e carinho, queridos.

    ResponderExcluir