sábado, 7 de maio de 2011

Este é dos difíceis

Acho que quando criei este blog, eu não tinha noção da versatilidade de assuntos que eu poderia trabalhar de baixo deste tema – idas e vindas... Hoje, estou especialmente pensativa, então nada mais me resta se não dar assas aos meus pensamentos.


A idéia do blog é falar sobre o que passa pela minha cabeça quando eu estou em trânsito, de um lado para outro, enquanto eu vou e/ou volto. Hoje a noite percebi o quanto este movimento de ida + vinda é complexo. Perceba que o pulo do gato aqui é entender que as coisas vão E voltam para vc. Que tudo bem dois lados e que ir é muito diferente de vir. Cada fez que vc “vai”, vê as coisas de um jeito. Quando vc “volta”, pode-se até chegar ao mesmo lugar, mas a perspectiva é outra. Talvez eu consiga me explicar melhor através de um exemplo. Imagine que vc está sentado em um balanço – indo de um lado para o outro, ora subindo, ora caindo. Vc sai e chega ao mesmo lugar (a posição em que o balanço para), mas ir e vir são dois movimentos muito diferentes.São diferentes porque a sensação de se aproximar o céu é muito diferente do sentimento de se acercar do chão – apesar de serem o mesmo trajeto. Quando vc vai, a passagem se aproxima mas quando vc volta, na sua frente, tudo se afasta.

Cito como exemplo uma situação atual: estou sempre acostumada a viajar e deixar BH. Desta vez, eu fui deixada em BH. É a mesma viagem, o mesmo movimento, mas ao invés de “me aproximar do céu”, estou no movimento contrário, chegando próxima ao chão. Sempre saí, deixando a casa vazia. Agora, a casa vazia sou eu. Outro exemplo: primeiro diga “eu te amo” para alguém. Depois, peça para que digam a mesma frase para você. Soa diferente, né?... Uma coisa é ir (dizer), a outra é vir (ouvir).

A complexidade está aí: o ir e vir implica na mudança de perspectiva, em enxergar como é o outro lado da moeda. E às vezes isso não é fácil. Ir e Vir é trocar de papel; de posição; de situação para oposição; é passar de senhor escravo, de reprimido a repressor; de filha a mãe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário