quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Da Série "Resenhas Musicais" - Umabarahuma

Trilha sonora é fundamental - as imagens ganham mais emoção ou suspense; momentos ficam mais românticos e/ou dramáticos; eventos mais apoteóticos ou catastróficos.
Se vc concorda comigo, vai entender porque resolvi fazer uma série de posts relacionada a Resenhas Musicais. Sem explicar muito - meu sucesso virá se o estilo das resenhas lhe "saltar aos olhos" - segue o primeiro comentário. Vamos lá.


Desafio: Imagine se, ao invés de um jornalista inflamado, os jogos de futebol fossem narrados por um rapper. Como seria isso? Ontem consegui projetar isso perfeitamente - foi só escutar uma versão de 2010 de  Umabarahuma cantada por Jorge Ben Jor e Mano Brown.
A música segue tranquila, com Jorge a frente do microfone com sua rouquidão perculiar. A música "cresce", de foram a preparar espaço para a entrada de Mano Brown.
Ele fala, fala e fala, em uma espécie de enxurrada, de uma forma que consegue (re) construir uma super jogada de mestre, dentro da minha cabeça.
Não sou muito fã de futebol mas, honra seja feita, o esporte no Brasil é algo que pode ser considerado "universal” por aqui. Ele congrega gente dos tipos, jeitos e feitios mais improváveis: rico e pobre, samba-rock e rap, sogro e genro, Brasileiro e Argentino...

Não preciso ir para além da porta da minha casa para comprovar isso: todas as manhã, escuto o catador de papel da rua conversando com o porteiro da escolhinha da esquina - na maior alegria e bom-humor, faça chuva, faça sol: " A Ademig inforrrma: Campeonato Brasileiro. Na Arena do Jacaré, Cruzeiro 0, Atlético 0."

Quer sugerir uma música para a próxima resenha? Comente aí!

Nenhum comentário:

Postar um comentário