domingo, 4 de março de 2012

as aparencias enganam


Revistas são ótimas companhias para quem está em trânsito, indo de um lado para outro. Explico porque:
1)      São leves – geralmente, mais do que os livros – e para quem está viajando, peso pode ser um problema ou uma dor nas costas;
      2)      São baratas e podem ser compradas em qualquer banca. Por custarem pouco, você pode simplesmente jogá-la fora depois de ler;
     3)      Mais motivo: a leitura é rápida e fácil, exige pouca concentração. Já experimentei ler Saramago no sacolejo de uma turbulência e é simplesmente impossível – a não ser que vc queria vomitar em cima do livro (não, ele não merece).

Por causa das idas e vindas, tenho me divertido cada vez mais com revistas e, por ler mais, acabei experimentando alguns títulos que não conhecia. Tomei conhecimento da Lola e me encantei: matérias bem escritas, editoriais super bem produzidos, uma revista inteligente e gostosa de ler, em que uma matéria está relacionada com a posterior – fato que cria certa cadência à sua leitura... um verdadeiro barato que recomendo a todas.

Entretanto, fui a uma palestra com a editora da Lola, em Belo Horizonte e assisti Angélica falar até babar sobre a leitora da revista. Sentia que ela estava falando de mim, sobre meus hábitos, neuras, realizações, etc. Gostei tanto de escutá-la que, ao final, quis cumprimenta-la pela apresentação e pela revista:

- Angélica, eu sou Mariana mas acho que, na verdade, me chamo Lola! Me identifico muito com a revista!

- Jura? Que bom, mas vc tem uma carinha de Gloss...
Meu mundo caiu. Putz! Como é que esta mulher me chama de Gloss??? Me senti ofendida! Ela acabou de dizer que sou “novinha” (não do funk, mas bobinha, imatura, juvenil), que precisa de alguém dizendo o que é certo ou errado... Filha da mãe... Se você pegar as duas revistas e coloca-las uma do lado da outra, vai ver do que eu estou falando. Vc também se ofenderia...

Depois disso, minha baixa-estima natural explodiu dentro de mim e me fez perguntar a um amigo, que me acompanhou na apresentação. Ridícula, com olhos de gatinho do Sreck, mas perguntei.

Semana passada, li uma Gloss, que apareceu na minha mesa do escritório, sem nenhum gosto ou admiração. Revistinha fraca, não é para mim... Quer saber, não preciso de editora nenhuma dizendo para mim se sou isso ou aquilo. Como boa Lola que sou, leio a revista que quero, do meu jeito, na minha hora, para mim.

Angélica, com todo respeito, continue fazendo esta bela revista que eu continuarei lendo, lolamente.

3 comentários:

  1. Menina linda, sobrinha do coração, definitivamente vc não tem carinha de gloss ( não seo o que é esta carinha, mas sei que vc não tem).Estou lhe seguindo pois amo o seu estilo. Escreva sempre!Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. que triste ver que a editora de uma revista que, de certo modo, é uma formadora de opinião e comportamento, foi tão preconceituosa...

    ResponderExcluir
  3. Esse é um pecado enorme, mas bastante comum... julgar as pessoas assim, sem conhece-las. Definitivamente ela errou e feio! Rs... Mas meu post é só para te dar os parabéns! Vc continua ótima com as palavras! Seu blog é mto bacana! Bjs bjs

    ResponderExcluir