terça-feira, 5 de junho de 2012

#miniONUfeelings

Já escrevi varias vezes aqui no blog sobre os movimentos de Idas e Vindas da vida, sobre como as coisas tem 2 lados e como, muitas vezes, elas se repetem ao longo dos anos. Pois êh. Recentemente, eu fui aos States, em uma viagem a trabalho, e a sensação mais imediata q me veio a cabeça foi "#MiniONUfeelings". Para aqueles q não conhecem a Mini ONU, segue breve explicação: eh um encontro de alunos de 2•grau, distribuídos em delegações - cada uma representando um pais - em diversos comitês e/ ou organizações (OMC, unicef, bid, etc). A idéia deste teatrinho êh iniciar os jovens alunos no mundo das relações internacionais, mostrando a importante de um bom argumento, importância de fazer boas alianças e da diplomacia. 10 anos depois de participar de uma Mini ONU - e aí vem a graça e beleza das Idas e Vindas -, lá estava eu em uma "Mini ONU" de negócios, muito profissional - ou contrario da experimentação da anterior - sentada em uma sala com um monte de gente, cada um de um pais (bric, desenvolvidos, em crise, em decadência; democracias, republicas comunistas e ex-comunistas, radicais; grandes, pequenos, médio, gigantes ou minúsculos; etc). (me lembrei daquele vídeo campeão de correntes de e-mails, do Steve Jobs - q a poeira cósmica o tenha - sobre como as coisas inúteis, em algum momento, fazem sentido e agregam experiência na vida da gente. Para os q não receberam a corrente ou deletaram antes de abrir o vídeo, segue link http://www.youtube.com/watch?v=UF8uR6Z6KLc&feature=youtube_gdata_player ) além da diversidade de línguas faladas, estilos e tipos de pessoas presentes, fiquei impressionada pela forca do familiar: n^os, brasileiros, imediatamente, nos identificamos com os panamenhos, colombianos, argentinos, mexicanos e chilenos também presentes. Como êh q pode?? Sem perceber, a gente se junta dos "próximos", mesmo sem saber quem eles são.

Nenhum comentário:

Postar um comentário