terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Dica Literária - Parte II

Existe diferença entre um viajante e um turista? Uma maneira de diferenciá-los talvez seja dizer que o viajante está mais aberto à aventura, e o turista, mais ligado a um roteiro convencional. Não se deve pensar, porém, que o fato de usar uma mochila nas costas transforma alguém imediatamente num aventureiro. Nem pensar que se você entre em um ônibus turístico estará imediatamente destinado a ter uma viagem banal. Não é a mochila ou a ausência dela que determina isso, e sim a inquietação, a curiosidade, o desejo de experimentar, que são bastante pessoais.”



Levar um guia de viagens ajuda? Pode ser útil, mas pode limitar bastante. Recomendaria que o turista trocasse os guias por bons romances de autores do país que vai visitar. Ou que escutasse a música que produzem. O seu potencial para inspirar e fazer imaginar é muito maior.”


(sobre este último trecho: recentemente, fiz uma viagem para Londres, local onde eu nunca tinha visitado. Eu estava super empolgada e doida para ir ao Abbey Road, Studio em que os Beatles gravaram a maioria de seus discos, além de ser o local onde a banda tirou uma das fotos mais clássicas de toda a história da música mundial. Entretanto, veio como um grande balde de água fria o comentário de uma pessoa que estava comigo. Ela havia lido em uma guia de viagem que Abbey Road estava listado com um dos “Locais que você não precisa ir”. Quando ela falou, nem acreditei, a final de contas, estávamos falando de Abbey Road. Peguei o guia para comprovar esta falácia e esta escrito isso mesmo... resultado, como tínhamos 2 dias para ver Londres inteira, foi consenso no grupo que não iríamos lá... Fico triste só de pensar! Prometi para mim mesma que ainda volto lá só para pisar naquela calçada danada!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário